quinta-feira, 12 de abril de 2012


Utilitários de Rede

No Windows existem alguns comandos que permitem o diagnóstico de problemas de configuração de rede. Explicaremos agora como utilizar os comandos ping e ipconfig.

Utilizar o comando ping
Se estiver a ter problemas de ligação, pode utilizar o comando ping para verificar o endereço IP de destino ao qual pretende ligar e registar os resultados. O comando ping mostra se o endereço de destino respondeu e a quantidade de tempo que demorou a receber uma resposta. Se existir um erro na entrega ao destino, o comando ping apresentará uma mensagem de erro.

Pode utilizar o comando ping para:
  • Executar um ping ao computador (por endereço e não pelo nome do anfitrião) para determinar se o TCP/IP está a funcionar. (A execução de um ping ao computador não verifica se a placa de rede está a funcionar.)
  • Executar um ping ao router local para determinar se o router está a ser executado.
  • Executar um ping para além do router local.
A tabela seguinte apresenta algumas opções úteis do comando ping.

 


Para verificar a ligação utilizando o comando ping, na linha de comandos, escreva ping e o endereço IP ao qual pretende ligar.

Uma resposta "Rede de destino inatingível" significa que não havia nenhuma rota para o destino. É necessário verificar a tabela de encaminhamento do router listado no endereço "Resposta de" na mensagem "Rede de destino inatingível". 

Uma resposta "Tempo limite do pedido esgotado" significa que não houve resposta ao ping no período de tempo predefinido (1 segundo). Pode verificar se ocorreu uma das seguintes situações:
  • Um router está inactivo.
    Para verificar os routers no caminho entre a origem e o destino, utilize o comando tracert
  • O anfitrião de destino está inactivo.
    Verifique fisicamente se o anfitrião está a ser executado ou verifique a conectividade através de outro protocolo.
  • Não há nenhuma rota de regresso para o computador.
    Se o anfitrião estiver a ser executado, pode procurar uma rota de regresso visualizando o gateway predefinido e a tabela de encaminhamento local no anfitrião de destino.
  • A latência da resposta dura mais do que um segundo.
    Utilize a opção -w no comando ping para aumentar o tempo limite. Por exemplo, para permitir respostas em 5 segundos, utilize ping -w 5000.
Utilizar o comando ipconfig
O Ipconfig.exe está incluído no Windows XP. Este utilitário fornece informações de diagnóstico relacionadas com configuração de rede de TCP/IP. O Ipconfig também aceita vários comandos do protocolo de configuração dinâmica de anfitrião (DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol), permitindo a actualização da configuração de rede de TCP/IP do sistema.
Opções:
/? Exibir esta mensagem de ajuda
/all Exibe informações completas de configuração.
/release Libera o endereço IP para o adaptador especificado.
/ renew Renova o endereço IP para o adaptador especificado.
(ipconfig) padrão é exibir apenas o endereço IP, mascara de sub-rede e gateway padrão para cada adaptador vinculado ao TCP/IP.
Para Release e Renew, se não for especificado um nome de adaptador, as concessões de endereço IP para todos os adaptadores vinculados ao TCP/IP são liberados ou resolvidos.
Exemplos:
Ipconfig (Exibe informações rede de todas as placas de redes instaladas no pc em modo simples)
Ipconfig /all (Exibe informações rede de todas as placas de redes instaladas no pc em modo detalhado)
Ipconfig /release (Limpa a configuração de rede atual atribuída automaticamente pelo Servidor DHCP)
Ipconfig /renew (Renova as configurações de rede, solicitando estas novas configurações ao Servidor DHCP)

Sem comentários:

Enviar um comentário